Benefícios intangíveis do LED
A crise hídrica que afetou o Brasil, sobretudo no triênio 2014/2016, gerou diversas consequências para toda população, desde a preocupação na economia de água até a necessidade de reduzir o custo energético mensal, visto que quase 70% da energia produzida no país é proveniente das usinas hidrelétricas.
Neste contexto, a iluminação LED virou a bola da vez não só no ambiente corporativo mas também nos almoços de família onde a preocupação do pai em abaixar a conta de energia chegou a ultrapassar a atenção no horário que o filho chegou em casa na noite anterior. O pesadelo com a bandeira vermelha cobrada pelas concessionárias energéticas ficou mais forte que o medo da bandeira do time rival na final do campeonato estadual.
Que a troca do sistema convencional para a tecnologia LED gera uma economia direta de energia de no mínimo 50% já não é novidade para ninguém. No âmbito industrial, os projetos de eficiência luminotécnica chegam a atingir incríveis 90% de economia na potência instalada com consequente melhoria nos níveis de iluminação local. Tal feito, obviamente, é oriundo de um projeto de iluminação bem dimensionado, com redução dos pontos de iluminação e utilização de luminárias LED com lentes ópticas específicas para melhor aproveitamento do facho luminoso.
O leitor deve estar se perguntando – “Ok, o LED economiza energia, entendi. Mas que outros benefícios esta tecnologia oferece? ”.
Facilmente podemos citar:
- Vida útil elevada;
- Descarte ecológico das luminárias com ausência de metais nocivos à natureza;
- Diminuição da emissão de CO2 na Atmosfera;
- Acendimento automático das luminárias;
- Não emite calor e não atrai insetos.
Somado a todas estas qualidades as quais já são amplamente conhecidas pela população, o LED proporciona benefícios intangíveis que são difíceis de mensurar. Sabe-se que a cor amarelada da luz (em linguagem técnica denomina-se branco quente) gera sensação de aconchego e calmaria nas pessoas. A simples troca para o LED (denominado branco frio a +/-5.700K ) é capaz de estimular o trabalhador e aumentar sua produtividade.
O aumento da sensação de segurança para a população, com a maior claridade gerada, é outro fator importantíssimo nesta análise.
A vida útil elevada do sistema também se insere neste contexto e entra forte no topo da lista dos atributos intangíveis proporcionados pelo LED. A falta de necessidade de realizar a gestão da iluminação com a burocracia/custo é um dos maiores gargalos operacionais não só no universo empresarial, mas sobretudo na gestão do parque luminotécnico municipal.
A maior característica dos projetos de LED é a melhoria visível e gritante nos níveis de iluminação do ambiente. Com a tecnologia implantada, a sensação gerada em toda planta industrial é de renovação e início de uma nova era de trabalho. O burburinho gerado com o novo aspecto visual da empresa só aumenta a busca dos profissionais na geração de resultados positivos em todos os setores.
Em meio a tantos benefícios diretos e indiretos, a adesão pela tecnologia LED pode ser a forma mais assertiva de motivação da sua equipe. Neste momento, procure SEMPRE o apoio de profissionais especializados em projetos luminotécnicos e que forneçam luminárias de altíssima qualidade para que o projeto dos sonhos não se transforme em pesadelo para a equipe de manutenção.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Contribua com a gente nos comentários!